segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Assomption



15 de Agosto, Dia de N. S. da Assunção, também é feriado religioso em França. Fazem-se vàrias procissões por todo o pais, bem como nalgumas paroquias de Paris. Destas, a de Notre-Dame é a mais imponente e solene. Como o ano passado jà tinhamos participado nesta ùltima, este ano resolvemos ir a Montmartre. Enquanto esperavamos no interior da igreja de Saint Pierre de Montmartre (ao lado do Sacré-Coeur) pelo inicio da procissão, alguém se me dirigiu e para grande surpresa minha perguntou se não me importava de ajudar a levar o andor de Nossa Senhora. Que sim, que estava ali precisamente para participar na procissão e teria muito gosto em ajudar. E là fui eu de andor ao ombro, percorrendo as ruas da colina de Montmartre, num percurso artistico e literàrio (N. S. de Montmartre é padroeira dos artistas) que também passou pela Place du Tertre, pelo convento das Carmelitas e pela basilica do S.-C.; é mais uma das minhas historias em Paris. Voilà!

1 comentário: