domingo, 26 de abril de 2009

Dies Domini

EVANGELHO – Lc 24, 35-48
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que tinha acontecido no caminho e como tinham reconhecido Jesus ao partir do pão. Enquanto diziam isto, Jesus apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Espantados e cheios de medo, julgavam ver um espírito. Disse-lhes Jesus: «Porque estais perturbados e porque se levantam esses pensamentos nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo; tocai-Me e vede: um espírito não tem carne nem ossos. Como vedes que Eu tenho». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como eles, na sua alegria e admiração, não queriam ainda acreditar, perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa para comer?» Deram-Lhe uma posta de peixe assado, que Ele tomou e começou a comer diante deles. Depois disse-lhes: «Foram estas as palavras que vos dirigi, quando ainda estava convosco: ‘Tem de se cumprir tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos’». Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escriturase disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de todas estas coisas».

sábado, 25 de abril de 2009

Dia da Liberdade


«Coimbra, 25 de Abril de 1974 - Golpe militar. Assim eu acreditasse nos militares. Foram eles que, durante os últimos macerados cinquenta anos pátrios, nos prenderam, nos censuraram, nos apreenderam e asseguraram com as baionetas o poder à tirania. Quem poderá esquecê-lo? Mas pronto: de qualquer maneira, é um passo. Oxalá não seja duradoiramente de parada...»

Miguel TORGA, Diário XII, pág. 59.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

S. Jorge e o Vinho do Porto

S. JORGE

***
Grande Dia para o Vinho do Porto!
Taylor’s, Fonseca e Croft declaram Vintage 2007

«A Fladgate Partnership declara vintage 2007 para todas as suas casas Taylor’s, Fonseca e Croft no dia de São Jorge, dia 23 de Abril.
O dia de São Jorge não é só famoso pelo corajoso combate contra o dragão mas é também o dia em que, tradicionalmente, a Fladgate Partnership anuncia a decisão de declarar vintage.
Ao contrário do dia de São Jorge que se festeja todos os anos, a declaração de um vintage acontece apenas três vezes em cada década. A última declaração da Fladgate Partnership foi em 2003, cinco anos depois volta a fazer-se história.
“Uma declaração é a notícia mais aguardada no sector elevando o prestígio do vinho do Porto ao nível mais alto e colocando-o entre os grandes vinhos do mundo.”, assevera Adrian Bridge, Director Geral da Fladgate Partnership, salientando ainda que “Não há altura mais empolgante no nosso negócio do que o momento da criação de um novo vintage. Estamos certos que estes 2007 estão ao nível dos ilustres vintages já produzidos por estas reputadas casas”.»(AgroNotícias)

Vou brindar a isso e à honra de S. Jorge!

***

"Port is cure for all ills save death"

*

"Oh plump head waiter at The Cock

To which I most resort,

How goes the time? 'Tis five o'clock-

Go fetch a pint of Port." (Tennyson)

*

"Claret is the liquor for boys; port for men" (S. Johnson)

*

"Any time not spent drinking port is a waste of time" (P. Croft)

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra

«Ensinai aos vossos filhos aquilo que ensinamos aos nossos filhos, que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer à terra, acontecerá aos filhos da terra.»
(Da Carta do Chefe Seattle)

Imagens: Éditions CRER, 2005-B. Debelle.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Missas secas

Calma! Que o título deste post nada tem de depreciativo ou herético; muito menos se destina a comentar experiências contemporâneas e modernaças que possam ter surgido por aí! Antes pelo contrário. É que simplesmente me pus a ler um livro sobre a História Trágico-Marítima (que na verdade é uma dissertação de mestrado) de Kioko Koiso, uma japonesa que viajou, inclusive, a bordo do navio-escola Sagres para elaborar este trabalho. E aí encontrei a tal referência às missas secas a bordo das naus que faziam a Carreira da Índia (e não só). Passo então a transcrever para partilha:

«A acção dos sacerdotes centrava-se no santo ofício da missa, pois "é através da missa que Cristo se torna presente". Por conseguinte, todos os Domingos e dias santos celebravam-se missas, muitas das quais eram cantadas e acompanhadas de pregação (...) Porém, a missa a bordo era, por via de regra, ministrada, faltando "a principal couza da solemnidade e devoção", isto é, "o Santíssimo Sacramento". A missa sem pão nem vinho designada de "missa seca", começou a ser celebrada após o Concílio de Trento, baseada na sessão X-XII, pelo Decreto De observandis et evitandis in celebratione Missae, de 17 de Setembro de 1562. Apesar de os embarcados, na viagem da Carreira da Índia, correrem sempre o risco de perecer por fome, sede, tempestades, doenças epidémicas e naufrágios, o que parece motivo mais que suficiente para comungar a bordo, era proibida a missa com o verdadeiro Sacrifício Eucarístico pelo perigo de derramamento das espécies sacramentais. Deste modo, com a ausência da presença manifesta de Cristo, não se podia satisfazer a devoção dos que viviam as vicissitudes de uma longa e arriscada viagem como a da Carreira da Índia. Quando o padre Fulvio Gregorii informa acerca da permanência de 15 dias em Moçambique, em que os clérigos não só pregaram como também confessaram e comungaram, lamenta-se dos muitos dias que tinham passado sem o santíssimo sacramento.»
Kioko KOISO, Mar, Medo e Morte: aspectos psicológicos dos náufragos na História Trágico-Marítima, nos testemunhos inéditos e noutras fontes, vol. I, Patrimonia, Cascais 2004.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Férias, Douro e Páscoa

Aqui vos deixo alguns retratos das minhas férias
de Páscoa no Douro Transmontano!
Carpe Diem!
Na minha terra










"Retiro espiritual" na Quinta Nova





No cais do Pinhão (Douro Queen)


E finalmente... Um pormenor da
Visita Pascal
(Domingo de Páscoa-2009)

Hoje como ontem

Capa da Visão de hoje

E uma antiga e célebre canção

terça-feira, 14 de abril de 2009

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Páscoa Feliz


Desejo a todos os amigos que por aqui passarem (volitiva ou acidentalmente) uma boa Páscoa. Eu cá vou até ao alto de Portugal "deitar raízes"; e lá só há tempo para o convívio, os montes e a visita pascal! E nada disso é virtual! Shalom!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Complexos


Conta-se que certa vez, a um irmão que tinha complexos de superioridade, S. Francisco de Assis ordenou que fosse fazer uma pregação pública todo nu. Por sua vez, para que ele não ficasse com complexos de inferioridade, foi ele próprio assistir à pregação... todo nu!
Imagem: quadro de J.F. Hippolyte (Museu do Louvre)