domingo, 14 de dezembro de 2008

Dies Domini ("GAUDETE")



EVANGELHO - Jo 1, 6-8.19-28

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem:
«Quem és tu?»
Ele confessou a verdade e não negou;
ele confessou:
«Eu não sou o Messias».
Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?»
«Não sou», respondeu ele.
«És o Profeta?». Ele respondeu: «Não».
Disseram-lhe então: «Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?» Ele declarou: «Eu sou a voz do que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías».
Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: «Então, porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?»
João respondeu-lhes: «Eu baptizo em água, mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias».Tudo isto se passou em Betânia, além Jordão, onde João estava a baptizar.
***
E como este é o "Domingo da Alegria" pela proximidade da vinda iminente do Messias, deixo o cântico de Natal de que eu mais gosto - "Adeste Fideles"- e ainda "Only Time" by Enya. GAUDETE.

1 comentário:

poeta do penedo disse...

obrigado pela visita.
Acrescento que o seu blogue me chamou a atenção, por nele ter visto uma palavra que muito respeito- Mafra. A minha saudosa Mafra, onde eu passei dezasseis meses da minha juventude, nos anos de 1977/1978, aquando da minha prestação do serviço militar, nesse imenso e glorioso convento, do qual eu conheço alguns segredos, onde se encontra a EPI, na qual eu fui um orgulhoso militar.
Um Feliz e Santo Natal.