terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Provocações



Sim, é mesmo uma provocação! Talvez política e moralmente incorrecta! Mas, moralmente, muito mais incorrecta é a exibição pornográfica da guerra. Incomoda-me a exibição gratuita dos corpos dos inocentes palestinianos; já não bastava morrerem numa guerra que não quiseram nem pediram, são ainda exibidos em histeria para servirem os propósitos políticos e militares duma organização terrorista que apenas se quer proteger e promover a si própria. Os do seu povo morrem? "São mártires e ajudam a servir a sua causa". Mas nem por isso vejo os "protectores do povo" a fazerem-se explodir no meio da batalha. Os outros que vão... Incomoda-me que cidadãos israelitas vão até à fronteira fazer "pic-nics", enquanto observam os ataques militares, e digam para as câmaras de televisão "Isto é divertido", "Gosto de ver o que se está ali a passar". Mas sobretudo incomoda-me que muita gente pareça mais interessada em ver Israel desaparecer do mapa do que em acabar com a guerra e o sofrimento de milhões de pessoas das duas partes. Eles andam aí... E não são do Hamas!
Sim, «há guerras justas, não há exércitos justos» (Malraux).
Adenda: As imagens são mesmo de mulheres que serviram no Exército Israelita e moralismos à parte são mesmo uma provocação e um "apelo" à paz. E já sabem que apesar de católico, este blogue, às vezes, também "se passa". O conteúdo do post não pretende fazer nenhum juízo de valor sobre qualquer religião, até porque ao contrário do que se possa pensar esta guerra, como muitas outras, tem muito pouco de religioso. Shalom.

4 comentários:

PQ disse...

Guerra em terra santa...hum...ou deus anda muito desatento ou o masoquismo tomou conta dele e por tabela o sadismo tomou conta de nós

José A. Vaz disse...

Por muito santa e importante que seja a terra, mais importante ainda são as pessoas que a habitam e elas é que podem santificar ou diabolizar a sua existência. No profeta Oseias podemos ler "Eu quero a misericórdia e não o sacrifício" ou ainda em Lucas "Em qualquer casa em que entrardes dizei primeiro 'a paz esteja nesta casa'; por isso acredito mais no sadismo dos homens do que no masoquismo de Deus, até porque teológica e filosoficamente não podemos esquecer os conceitos de graça e livre-arbítrio! shalom.

joaquim disse...

Bem, Deus não tem nada a ver com a guerra!
Os homens na sua liberdade é que a fazem ou não, e às vezes até dizem que é em nome dEle, mas não é, em nome apenas e exclusivamente dos homens.

Quanto às imagens meu caro José, apenas posso dizer que quando andei na tropa e na guerra da Guiné não tinhamos "soldadas" assim, aliás, não tinhamos "soldadas".

Se tivessemos, poderiamos ter ido mais "animaditos"...eheheh

Abraço amigo em Cristo

José A. Vaz disse...

caro joaquim, também concordo com esse ponto de vista. não sabia que estiveste na Guiné. tenho muito respeito por quem teve de passar por essa situação dramática e extrema. obrigado pelo comentário, apesar das fotos... como sabes em Israel também as mulheres são obrigadas a fazer a tropa... bonitas ou feias!shalom