segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Moral e fato de banho


Citando P. Clavier podemos dizer que a moral é um pouco como um "maillot de bain" à entrada do Verão: perguntamo-nos sempre como vamos fazer para entrar dentro dele e esconder os pneus e as formas roliças acumulados durante o resto do ano. Ou seja, porque é que concebemos a moral como uma espécie de espartilho? Ou, porque é que a moral é vista e concebida como um conjunto de interditos, destinados a eliminar a sobrecarga de desejos insanos de toda a espécie ou de fantasmas? Na verdade, a via moral é a via livre de tudo o que destroi a dignidade humana. A moral é a liberdade, não uma simples limitação dos nossos desejos.

Deixo então algumas pistas para reflexão (enquanto se aborrecem esticados num areal das Seychelles):

a) a moral é solùvel no divino?

b) se a obrigação moral repousa sobre o absoluto e se o absoluto é Deus, somente aos crentes a atitude moral diz respeito?

c) a moral é um capricho dos deuses?

d) como avaliar a qualidade moral dos nossos actos?

e) como discernir entre o lado luminoso e o lado negro da força?

f) o que responder àqueles que reclamam o fim dos "preconceitos morais judeo-cristãos"?

Quizmoral: Quem disse?

1. "A verdadeira moral ri-se da moral"

Daniel Cohn-Bendit

Bernard Tapie

Blaise Pascal

2. "A fronteira que separa o bem do mal não passa nem entre paises nem entre os individuos, passa no interior do coração de cada homem"

Mao Ze Dong

Che Guevara

A. Soljenitsyne

3. "A moral é o absoluto no relativo"

João Paulo II

Jean-Paul Belmondo

Jean-Paul Sartre

Pessoal da Teosfera vamos là pensar um bocadinho porque a moral nunca entra de férias. Jà sabem: o quiz é "premiàvel". Bonne soirée. E Joaquim, desta vez não te deixes ultrapassar pela marota da Malu, que é um osso duro de roer :)

Nota: nos proximos tempos apenas vou publicar os comentàrios (se os houver) mas nem por isso deixem de dar a vossa opinião; em Paris hà sempre muito que fazer. À bientôt.

5 comentários:

malu disse...

Que giras que são as imagens que arranjas.

E cá está já o desafio ao Joaquim. Cadê a resposta dele para eu copiar? :P

Concordo com o texto e não vejo a moral como algo que me confina a um espaço tão estreito e cheio de sinais proibidos. Antes como valores que nos são intrinsecos e que teremos por referência nossa e nos orienta.

Não sou boa na matéria e assim de repente, ainda te estrago isto tudo !

Se deixas pistas para reflexão, podemos e devemos fazê-lo até mesmo com ajuda de umas leituras?

(Nas Seychelles calhava mesmo bem...)

Mas se posso vir emendar, arrisco algumas (parvoíces) e logo me dirás.

a) É, se Deus é Perfeito - absolument parfait.

b) Nã, nã, que Deus é de todos e para todos, tal como a Sua lei, justa, à qual todo o homem deve ajustar-se.

c) Capricho, deuses... que deuses se só existe um? Não vai de caprichos, é mais de moral, lei, mandamentos mesmo, ou isso...

d) Pela nossa verdade, verticalidade de pensamento, espírito e por consequência nas acções. Sei lá, e um bom director espiritual, pais, os amigos...

(Já chumbei?)

e) Virgem Maria, para isso acudamos àqueles dois seres pequenitos que flutuam sobre os nossos ombros – esquerdo e direito e pôr mais fé no que tem a rodelita que paira em cima da cabecita, né?

f) Não sei, só há uma religião , um só Deus... hmmm.. passo, vou reflectir e volto logo.

1. B. Pascal

2. Soljenitsyne

3. Sartre


Pronto Joaquim, aqui tens o teu prémio e eu ... eu vergonha na cara ... :$

J. Vaz, Estás à vontadíssima para nem publicar o meu comentário, que eu prometo que vou mesmo aplicar-me numa boa leitura, acompanhar e aprender com este desafio. Bonne chance Joaquim.

Continuação de boas férias e bjs!

malu disse...

(ihh, publicou... e "acudamos àqueles" acudam-nos aqueles... e tudo... fui!)

J. Vaz, olha uma coisa curiosa: a palavra que é preciso escrever ali em baixo na caixita e uma vez que tens "moderação" nos comentários, é, nem mais nem menos que "ingame" - encomendaste, foi? Boa!

Bjs!

José A. Vaz disse...

mulher, continuas ingame. o quiz foi em cheio. o J. deve estar em brasa. ui, até queima. quanto ao resto, para férias de verão, està muito bem, sim senhora. gros bisous.

joaquim disse...

Bem meu caro José Vaz, devo uma explicação, aos dois aliás!

Tenho estado e ainda estou extremamente ocupado com um gravíssimo assunto entre mãos, o que não me dá, nem tempo, nem cabeça, para responder como eu queria a este teu desafio.

De qualquer modo as respostas estão dadas e seria estas que eu daria no quiz, (pois, pois, agora é fácil!!!)

Mas acho que o prémio fica muito bem entregue na Malu que demonstra para além dos conhecimentos um fino humor e bonito estilo na escrita. (não te babes, Maluzinha).

E "prontos" aqui fica o meu abraço de sempre em Cristo, pois claro, para os dois, com o meu pedido de desculpas por tão fraca participação.

José A. Vaz disse...

caro Joaquim, espero que tudo se resolva pelo melhor e não te preocupes com explicações porque o essencial é o real. shalom.