segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Ave, gratia plena

Solenidade da Imaculada Conceição - Ano B

EVANGELHO – Lc 1, 26-38

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho,a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?» O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
Nota: Hoje a Igreja Católica celebra a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria. Depois do Concílio de Éfeso (431 e. c.) em que foi proclamada a Maternidade divina de Maria, foi-se difundindo a fé na Conceição virginal da mãe de Jesus, cuja proclamação ocorreu, no pontificado de Pio IX, em 1854. Em Portugal, no entanto, a fé nessa virtuosidade da Virgem é vivida pelo menos desde o séc. XII, a partir do qual se conhecem diversas igrejas, capelas e altares dedicados à Imaculada Conceição de Maria. O apogeu desta devoção deu-se quando o rei de Portugal, D. João IV, em 1646, reunidos os três Estados do Reino, consagrou e coroou a Imaculada Conceição como Rainha de Portugal. (Cfr. A Celebração do Tempo).

2 comentários:

Anónimo disse...

De facto, este é um dia especial para Maria aquela que mais do que ninguém nos aponta e indica o caminho para o seu Filho. Uma mulher com uma capacidade de doação maravilhosa e aquela que é a maior educadora da história. Com ela quero aprender a ser uma pequena maria e deixar-me conduzir até JESUS como uma leve pena.

José A. Vaz disse...

um comentário belo e leve como uma pena, digno duma pequena MARIA.