domingo, 14 de junho de 2009

Enigmas (3)

Então cá vai mais um enigma (este, dois em um) para animar as festas dos santos populares. Desta vez é necessário identificar o episódio da primeira imagem, referindo também uma das principais consequências desse acto. Depois é ainda necessário identificar a figura representada na segunda imagem, bem como o seu autor. Esta nem a Malu consegue, digo eu que até estou a facilitar as coisas. Hélas!

*

********

Quanto ao último enigma (2) abaixo reproduzido, representa o encontro entre o papa S. Leão Magno e Átila, o rei dos Hunos. De facto, o imperador Valentiniano não tendo como parar a invasão dos bárbaros comandados por Átila, envia-lhe uma delegação conciliadora, encabeçada pelo próprio papa Leão Magno. E na verdade, Átila ficou tão impressionado com a majestade e intermediação do papa que se retirou sem pilhar e destruir Roma. Foi como se tivesse salvo toda a civilização Ocidental. Realmente Magno este papa. No altar do seu túmulo na basílica de S. Pedro figura um alto-relevo que representa o seu encontro com Átila.

5 comentários:

malu disse...

Eh J. Vaz, quem foi que me mandou mostrar interesse no prémio que isto agora já enrolou e vai de dois em um, de alíneas, sub das mesmas e etc...? Esta até a Malu sabe que trata da C. de CM e uma das principais consequências, mas eu que não tenho jeito nenhum nem para comprar um rebento de pepino verde, baralhei agora foi com a indentificação do tal que está meio com cara de quem espera ainda o jornal e a bica...

Afinal o prémio vale!!
Não pode ser o próprio CM? Ou é quem o oxxxou?

Não é desta ainda :$ Mas não faz mal que eu gosto mesmo é dos enigmas ;)

Abraço e boa sorte para o próximo concorrente!

José A. Vaz disse...

Eh malu, tu és mesmo danada; diria mesmo mais, dura de roer.
vais mesmo levar o prémio, quer queiras quer não. o CM é que não pode ser; parece-me que para ti, nesta altura, é capaz de estar um 'cadito parado e mesmo para o magrito. fico à tua espera para a bica... abraço e porta-te bem.

malu disse...

Oh, não tinha lido aqui ainda e se calhar até chegava lá...

lá se foi o aranhão. Prometo portar-me bem e até que me esforcei no enigma, não foi J. Vaz?

Hmmm, mas não deve acreditar não, pelas "letras" que a seguir vou ter que escrever e apetece perguntar eu agora : Adivinha! - É: "Cisma" (esta é fácil!) - estranho, não é?


Prémio sem pats, vai :P
Abraço.

José A. Vaz disse...

explica-me lá melhor essa do cisma
que eu não quero ser excomungado!
shalom.

malu disse...

Se o próximo enigma fôr ainda mais enrolado, pelo menos pecado já é.

Está bem, a "cisma": Em Blog-forte como este aqui, ele é "moderação de comentários", ele é "verificação de palavras" (aprovação..) - aquelas palavras (eu chamo letras) pq raro é formarem uma palavra e que ora são verdes, azuis, etc. e essa aí acima, calhou ser mesmo "cisma".

Já valia ver pelo menos um canto do embrulho do tal do prémio, né?

De nada. Um abraço.

P.S. A que me calha agora é verde e é meia-parva, é assim: parneuv (isto dá trabalho..)