sexta-feira, 20 de março de 2009

Ó vós que comentais, perdei toda a esperança!

Precisamente porque toda a gente comenta ou é especialista em comentar tudo o que o Papa diz (e sobretudo em comentar tudo o que não diz) não tinha intenção de postar nada sobre as suas declarações a propósito de SIDA e preservativos; mas acho que este texto do F. J. Viegas, a propósito das ditas declarações, merece aqui uma "re-publicação":
«Quando o Papa diz seja o que for, a primeira coisa que se perfila é um vasto pelotão de flibusteiros e engraçadinhos que não ouve o que o Papa diz mas comenta o que gostaria que ele tivesse dito. Qualquer cronista avançado e com gosto pela heresia (que é hoje muito fácil e bem remunerada) diz duas alarvidades a jeito.
O mais preocupante é ver a insuspeita quantidade de especialistas em teologia e história eclesial que logo se ergue nas rádios e nos jornais, como se fossem católicos de ir à missa e se importassem muito com os pobres que morrem de sida. O ideal, para estes cavalheiros, seria um Papa que defendesse o aborto, o sexo com animais e a distribuição de preservativos nas escolas. Isso sim, seria moderno, fracturante e capaz de chamar fiéis. Fiéis – não se sabe a quê.»

Sem comentários: