quinta-feira, 5 de março de 2009

Pio XII e os judeus


Descoberto documento que indica que Pio XII ajudou judeus

Lista com 24 nomes, datado de 1943, estava na posse de religiosas italianas.

O Papa Pio XII deu ordem, durante a II Guerra Mundial, para proteger os judeus. A informação foi dada pelo Pe. Peter Gumpel, relator da causa de beatificação, que cita um documento recentemente descoberto.
“O Papa quer salvar o seu filho, incluindo os judeus, e ordenou que os mosteiros ofereçam hospitalidade aos perseguidos”, afirma o documento, tornado público pela Rádio Vaticano.
Segundo o Pe. Gumpel, o documento, datado de Novembro de 1943, encontrava-se no Memorial das Religiosas Agostinianas do Mosteiro dos Santíssimos Quatro Coroados, em Roma.
O documento indica uma lista dos nomes de 24 pessoas que foram trazidas para junto das freiras de acordo com o desejo de Pio XII.
Morto há 50 anos, Pio XII tem sido alvo de alguma controvérsia sobre a sua atitude considerada demasiado passiva e silêncio sobre o Holocausto. Os opositores à sua beatificação, cujo processo começou em Outubro de 1967, estende-se não apenas a representantes da comunidade judaica, mas também à Igreja Católica, onde muitos preferem o seu sucessor imediato João XXIII.
O Pe. Gumpel sublinha a importância do documento, dada a raridade dos testemunhos escritos sobre as atitudes do Papa em relação aos judeus, “facto que ofereceu oportunidade para alguns atacarem Pio XII, afirmando que não existe qualquer documento comprovativo de que o Papa tem ajudado judeus”.
“O resgate iniciado pelo Papa em favor dos judeus foi realizado através de mensageiros pessoais, sacerdotes que foram enviados a várias instituições e lares católicos aqui em Roma, universidades, seminários, paróquias ou conventos de freiras”, explicou o Pe. Gumpel.
As autoridades israelitas e grupos judeus assinalam que, enquanto os arquivos do Vaticano sobre o papado do Pio XII permanecerem fechados aos investigadores, a questão sobre o que o Papa fez para salvar judeus permanece por resolver.
O ano passado, o Bento XVI, num tributo a Pio XII, insistiu que o falecido pontífice tinha trabalhado discretamente nos bastidores para salvar todos os judeus que fosse possível e manifestou esperança de o processo para a sua santificação avançar.
O Pe. Gumpel espera que esta nova prova possa acelerar o processo de beatificação de Papa Pacelli. "Esperamos a assinatura do decreto por parte de Bento XVI".

Sem comentários: